sábado, 22 de janeiro de 2011

Por que viver em Petrópolis / RJ ?

Algumas pessoas comentam que depois da tragédia ocorrida na região serrana nos últimos dias jamais morariam em Petrópolis porque estariam em risco iminente.

Mas...será que estaríamos seguros em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, ou no Rio Grande do Sul? Digo que estamos em risco em qualquer lugar a qualquer momento,  cada local com seu problema que pode ser pontual ou não. No Rio se você não quiser ser assaltado, sequestrado e/ou levar uma bala perdida no lombo, tem que saber onde está pisando. As vezes nem assim é possível evitar o perigo. Quantas vezes passei a noite "alagado" no Maracanã esperando a água do Rio diminuir...quantos assaltos em ônibus presenciei, quantas brigas no trânsito, quantos tiroteios...foram tantos que já parei de contar faz tempo.

Em Petrópolis raramente temos assaltos, não precisamos ficar com medo de bala perdida, durmo com janelas abertas (sem grades) e o meu carro não precisa de alarme. Além do mais, respiro ar puro e não preciso ter medo de andar nas ruas, seja a pé ou de bicicleta porque ainda existe respeito aos pedestres (ainda que parcialmente). No Rio, a sensação de insegurança é tanta que os carros não param nem com o sinal vermelho em plena luz do dia.

Além disso, e talvez o mais importante, em Petrópolis as pessoas se cumprimentam diariamente mesmo sem se conhecerem. No Rio isso não acontece nem com conhecidos. A fama que o carioca tem de ser um povo alegre e bem receptivo é verdadeira, mas em grande parte funciona como marketing para atrair turistas como em qualquer lugar.

Em Petrópolis estão localizados alguns dos melhores colégios brasileiros e o nível de alfabetismo é o melhor do Estado. Tem cerca de sete instituições de nível superior e diversos cursos disponíveis à população.

Em suma, se Petrópolis não for o melhor lugar do Estado Rio para se morar, talvez esteja entre os melhores. Creio que falte um pouco mais de políticas públicas e planejamento urbano.