quarta-feira, 16 de março de 2011

16 de março aniversário de Petrópolis; a cidade com vocação tecnológica

Petrópolis comemora 168 anos com festa gratuita

Na quarta (16/03/2011), Maria Rita fará show de graça no Parque de Exposições.
Orquestra Sinfônica e Ballet do Theatro Municipal também marcam presença.

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, comemora 168 anos, nesta quarta-feira (16). Para celebrar a data, será realizada a festa “Brilha Petrópolis”. O público poderá assistir, no Parque de Exposições da cidade, a partir das 16h, a apresentações da cantora Maria Rita e da Orquestra Sinfônica, do Coro e do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A entrada para a festa, promovida pela Globo Rio, é gratuita.

Os corpos artísticos do Theatro Municipal apresentarão um repertório variado, que inclui trechos de clássicos como “Carmen”, “O Guarani” e “La Traviata” e uma peça moderna, “Nascimento Novo”, de David Parsons, com música de Milton Nascimento.

Além de celebrar a data, o evento busca ressaltar a importância histórica da cidade e elevar a autoestima da população, após os estragos provocados pelas chuvas no início do ano. No dia da festa, todas as linhas de ônibus cobrarão, em caráter excepcional, a tarifa social, no valor de R$ 1, para garantir o máximo de participação da população.

Vale lembrar que a cidade, atualmente possui um dos mais importantes Polos de Tecnologia do país. O Polo começou (por volta de 2001) com o movimento denomidado "MOVIMENTO PETRÓPOLIS TECNÓPOLIS" que atua, principalmente, para a atração de empresas para região. Hoje conta com cerca de 70 empresas relacionadas e nos ultimos dois anos entraram 13 novas empresas.

Mais informações sobre o Movimento pode ser visto no vídeo a seguir ==>






quarta-feira, 9 de março de 2011

Utilizando o processo de raciocínio da Teoria das Restrições para a gestão de projetos de pesquisas e atividades científicas

Mais um artigo publicado...
Dessa vez foi na revista  SISTEMAS & GESTÃO, v.5, n.3, p.161-178, setembro a dezembro de 2010.

RESUMO
Apesar da tentativa do governo brasileiro de fortalecer o desenvolvimento da Ciência & Tecnologia com pacotes de investimentos relevantes no segmento, existem problemas na gestão desses recursos que, na maioria das vezes, são decorrentes de gestão inadequada. A administração ineficaz pode produzir graves consequências para algumas instituições como o risco de encerramento de suas atividades. Nesse sentido, faz-se necessário que as organizações aprimorem a gestão dos recursos sob sua responsabilidade. Assim, o objetivo principal desse artigo é estudar o processo de gestão dos projetos destinados a pesquisas e atividades científicas de uma Fundação de Apoio a Pesquisas Científicas ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), utilizando a metodologia e as ferramentas do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições com o intuito de verificar e apontar a eliminação das restrições do sistema, para a melhoria de eficiência em seu desempenho global e para sugerir mudanças na gestão tradicional. Os resultados evidenciaram que, através da aplicação das cinco estruturas lógicas do Processo de Raciocínio, há a viabilidade da utilização da técnica em uma instituição de fomento a pesquisas e atividades científicas, sendo praticável diagnosticar os principais problemas e propor injeções adequadas para solucioná-los.

Palavras-chave: Teoria das Restrições. Processo de Raciocínio, Ciência & Tecnologia.
 
Autores:

Alessandro Alves, alessandropalves@yahoo.com

Samuel Cogan, scogan@uol.com.br

Rodrigo Santana de Almeida, rodrigo.rsa@globo.com

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Rio de Janeiro, RJ

*Recebido: Novembro, 2010 / Aceito: Dezembro, 2010
 
Artigo Completo: http://www.uff.br/sg/index.php/sg/index ou http://www.uff.br/sg/index.php/sg/article/view/V5N3A4/V5N3A4