quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

“Choose a job you like, and you will not have to work or a day in your life”


Segundo o mestre Confúcio¹ em uma das variantes de sua frase “Choose a job you like, and you will not have to work or a day in your life“ , traduzindo ao pé da letra é “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.
De fato, isso é uma verdade, pois se fazemos aquilo que gostamos podemos dizer que estamos nos divertindo. Isso porque quando trabalhamos com vontade,com amor, e temos o retorno do nosso trabalho tudo fica mais fácil.

No entanto, há pessoas que deturpam esse pensamento e dizem que se for só pra fazer o que gosta ela não irá trabalhar e a empresa irá demiti-la. É óbvio que sim! Nesse caso, o erro já está em entrar para a empresa sem saber quais são as suas tarefas do dia a dia ou qual é o objetivo da empresa. Há empresas que corroboram com esse pensamento e, que utilizam essa prerrogativa como assunto a ser abordado nas entrevistas. Ao perguntar ao entrevistado se ele só faz aquilo que gosta, ou se só trabalha com o que gosta, se a resposta for positiva isso pode contar desfavoravelmente ao candidato, já que provavelmente ele deverá realizar tarefas alheias a sua formação ou ao que é proposto ao candidato inicialmente, levando a crer que possivelmente isso irá desmotivá-lo num futuro próximo.

Nesse caso, sabemos que nem todo o trabalho nunca é perfeito, também fazemos coisas que não gostamos mesmo estando em uma área escolhida por sua vocação ou desejo, mas se a maior parte do que fazemos é o que gostamos, podemos manter um equilíbrio entre o que gostamos e o que não gostamos.  
Agora, a frase também poderia ser deturpada para “se fizermos somente o que gostamos não trabalhamos”.
Outros poderiam pensar que “não trabalhar” é prazeroso, pois quem não gostaria de ganhar salário em casa sem fazer nada? Fazer o que gosta tipo, dormir, jogar bola, viajar, fazer o que gosta.

Aí eu já entraria com outra frase do mesmo autor:

A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
¹Confúcio foi um pensador e filósofo Chinês, segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 552 A.C. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros (atualmente Contador).
Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade