quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é EBIT e EBITDA?

A pedido de alguns alunos da disciplina Análise Economico-Financeira, posto abaixo algumas informações acerca dos indicadores EBIT e EBTDA.

Recentemente após observar o uso generalizado, pelas companhias abertas, de informações de natureza não contábil, sobretudo EBIT e do EBITDA, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que pretende criar um padrão para a divulgação dos indicadores (conforme postado no Blog Ideias Contábeis: http://ideiascontabeis.blogspot.com/2010/10/padronizacao-do-ebitdaebit-lagidalagir.html)

Para melhor esclarecer o que são esses indicadores é preciso definí-los, tal como:


  O EBIT é a sigla em inglês para Earning Before Interest and Taxes, também chamado no Brasil de LAJIR, isto é, Lucro antes dos Juros e Tributos (imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido). Segundo Marques et al (2008 p. 127) o EBIT corresponde a uma medida de lucro mais ligada ao resultado de natureza operacional auferido pela sociedade, que não inclui resultado financeiro, dividendos ou juros sobre o capital próprio, resultado de equivalência patrimonial e outros resultados não operacionais. Essa ferramenta, apresenta para o usuário da informação contábil, qual é o verdadeiro lucro contábil a partir das atividades genuinamente ligadas ao negócio, isto é, o quanto a empresa obteve de lucro se só considerasse as operações realizadas pela atividade fim da empresa.

Já o EBITDA é a sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também chamado no Brasil de LAJIDA, ou seja, é o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Essa medida consiste no EBIT tradicional, eliminados os efeitos das provisões da depreciação de ativos tangíveis e da amortização de ativos intangíveis que antes haviam sido deduzidos como despesas do período na demonstração de resultado (MARQUES, 2004 p.236) .

O EBITDA é uma medida aproximada ao potencial de caixa do negócio. Contudo, conforme Matarazzo (2010, pp. 256 – 258) há que se tomar certos cuidados com essa medida pelo fato de não ser um número preciso e por estar sendo utilizado erroneamente como um número mágico pelos analistas nos relatórios financeiros. Segundo o autor o conceito de EBITDA ainda é obscuro e indefinido.
Para Martins (1997, apud Marques, 2004 p.236) o EBITDA “não corresponde ao efetivo fluxo de caixa físico já ocorrido no período porque parte das pode não estar recebida e parte das despesas pode não estar paga. Mas representa o potencial genuinamente operacional de caixa.”

Referências:

MARQUES, José Augusto Veiga da Costa. Análise Financeira das Empresas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

MARQUES, José Augusto Veiga da Costa; CARNEIRO JUNIOR, João Bosco Arbués;KUHL, Carlos Alberto. Análise Financeira das Empresas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2008.

MARTINS, Eliseu. Ebitda, o que é isso? Informações Objetivas, Caderno Temática Contábil e Balanços, IOB São Paulo, Boletim n. 19, 1997, p. 1.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. – 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.














2 comentários:

  1. Caro Alexandre, Valeu pelo esclarecimento. Você abordou o assunto de forma clara e sucinta, sem se esquercer de citar as fontes, o que facilitou bastante o entendimento. João Eder Sales - São Gotardo MG

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Valeu mesmo.

    Daniel Dantas - Porto Velho RO

    ResponderExcluir