Nas ultimas semanas vários sindicatos de profissionais de contabilidade, conselhos regionais e profissionais do Brasil reivindicaram junto ao Comitê Gestor do Simples Nacional a adoção de medidas para solucionar o problema surgido na entrega da Declaração Anual do Sistema Simplificado – DASN.
O problema surgiu pela saturação do sistema devido ao número elevado de acessos, como ocorrem em épocas de envio de declarações de IR.
O problema surgiu pela saturação do sistema devido ao número elevado de acessos, como ocorrem em épocas de envio de declarações de IR.
Os profissionais alegam que isso não pode se configurar como motivo para penalizar os contribuintes que não conseguiram enviar o documento a tempo, já que o dia 4 também fazia parte do período estipulado para o cumprimento da obrigação.
Todavia, para o alívio do sofrimento de ter que pagar uma multa de R$200,00, o Comitê Gestor do Simples aprovou a Resolução CGSN nº 59/2009 que permite o envio da DASN até dia 20 de maio de 2009.
O prazo para entrega da declaração terminou no dia 4 de maio. Entretanto, com a nova medida, as multas geradas desde 5 de maio serão canceladas e não serão geradas multas para as declarações recepcionadas a partir de 18/5 até às 23h59min do dia 20/5/2009.
AINDA BEM QUE FORAM SENSATOS, POIS É UM ABSURDO O ACONTECIDO NO DIA 4 DE MAIO, MERAMENTE IMPOSSIVEL A TRANSMISSÃO DA DASN, OUTRO ABSURDO FOI O PRAZO SER TÃO PERTO DO IRPF, PARA NÓS CONTABILISTAS, UM DESASTRE E TANTO.OS CRCs JÁ DEVERIÃO IR NEGOCIANDO NOVO PRAZO PARA 2010.Grande abraço.
ResponderExcluir