segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FELIZ DIA DA ÁRVORE!!!

"Derrubar uma árvore é derrubar uma vida."

Todos sabem que as matas naturais representam a garantia do equilíbrio ecológico na natureza, sendo um dos fatores que regulam o clima. Permitem o desenvolvimento da fauna, a existência de mananciais e a pureza das águas. O desmatamento facilita a erosão, o empobrecimento do solo, o desaparecimento das nascentes, provocando a fuga e a morte dos animais silvestres. Mas muitos não dão ouvidos a isso e desmatam sem dó, nem piedade. Quantas árvores já vi sendo cortadas... Arvores centenárias de beira de estradas... A alegação para cortar essas árvores sempre se repetia: poderia causar acidente e cair sobre um carro, ou sobre um pessoa ou então que poderia atrapalhar o caminho. Antes de a estrada passar por aquele caminho a árvore já estava ali há décadas. Então, quem estava atrapalhado quem?

Vamos preservar o pouco das matas que ainda existem, principalmente aquelas situadas às margens dos mananciais, nos topos de morros e nas encostas íngremes. Se tiver que cortar uma árvore, antes plante outras 10. Vamos incentivar não só as grandes indústrias a realizar o desenvolvimento sustentável, mas também as pequenas e médias empresas. É de pequeno que se aprende.

Vamos plantar uma árvore nesse dia das árvores!

Certamente sou um privilegiado...
Desde pequeno, quando comecei a dar meu primeiros passos, minha mãe sempre quando chegava o dia 21 de setembro, dia da árvore e dia do meu aniversário, ela me incentivava a plantar uma árvore. Mas, aos seis anos, esperto como eu era, resolvi contestá-la e disse que se eu faço seis anos então eu deveria plantar seis árvores e assim por diante... O nosso quintal virou uma floresta, não havia mais onde plantar... Mas eu sempre arrumava um jeito de plantar uma muda em algum lugar, era no sítio onde eu trabalhava como jardineiro, era no quintal do vizinho, na beira de Rios, na fazenda do meu avô, eu sempre dava um jeitinho de plantar pelo menos uma árvore. Hoje já perdi a conta de quantas árvores já plantei, mas também não acho muito legal ficar contando quantas árvores cada um já plantou, penso que isso deveria ser instintivo, a pessoa não deveria fazer como obrigação e sim com prazer.

Agora se fala em crédito de carbono. O Brasil vende crédito de carbono para outros países. Para muitos isso é uma ilusão, para outros esse pode ser um meio para diminuir a poluição. Penso que o correto seria cada pais, cada região do mundo plantar a sua floresta e produzir de acordo com o que o seu país tem de recursos.

Enfim, o que eu queria dizer é que PLANTE UMA ÁRVORE hoje e tenha um FELIZ DIA DA ÁRVORE!!!

Rio 21 de Setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário