sábado, 22 de janeiro de 2011

Por que viver em Petrópolis / RJ ?

Algumas pessoas comentam que depois da tragédia ocorrida na região serrana nos últimos dias jamais morariam em Petrópolis porque estariam em risco iminente.

Mas...será que estaríamos seguros em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, ou no Rio Grande do Sul? Digo que estamos em risco em qualquer lugar a qualquer momento,  cada local com seu problema que pode ser pontual ou não. No Rio se você não quiser ser assaltado, sequestrado e/ou levar uma bala perdida no lombo, tem que saber onde está pisando. As vezes nem assim é possível evitar o perigo. Quantas vezes passei a noite "alagado" no Maracanã esperando a água do Rio diminuir...quantos assaltos em ônibus presenciei, quantas brigas no trânsito, quantos tiroteios...foram tantos que já parei de contar faz tempo.

Em Petrópolis raramente temos assaltos, não precisamos ficar com medo de bala perdida, durmo com janelas abertas (sem grades) e o meu carro não precisa de alarme. Além do mais, respiro ar puro e não preciso ter medo de andar nas ruas, seja a pé ou de bicicleta porque ainda existe respeito aos pedestres (ainda que parcialmente). No Rio, a sensação de insegurança é tanta que os carros não param nem com o sinal vermelho em plena luz do dia.

Além disso, e talvez o mais importante, em Petrópolis as pessoas se cumprimentam diariamente mesmo sem se conhecerem. No Rio isso não acontece nem com conhecidos. A fama que o carioca tem de ser um povo alegre e bem receptivo é verdadeira, mas em grande parte funciona como marketing para atrair turistas como em qualquer lugar.

Em Petrópolis estão localizados alguns dos melhores colégios brasileiros e o nível de alfabetismo é o melhor do Estado. Tem cerca de sete instituições de nível superior e diversos cursos disponíveis à população.

Em suma, se Petrópolis não for o melhor lugar do Estado Rio para se morar, talvez esteja entre os melhores. Creio que falte um pouco mais de políticas públicas e planejamento urbano.

18 comentários:

  1. Assim que eu me formar, eu me mudo para Petrópolis. Ô cidade aconchegante.

    ResponderExcluir
  2. Moro no Rio e sempre quis morar em Petrópolis, depois que a visitei em uma viagem a trabalho simplesmente me apaixonei! Já estou fazendo planos para me mudar para Petrópolis depois de passar em um concurso público...

    ResponderExcluir
  3. Não é bem assim: Esse paraíso de novelas ( assim como no Rio ) não existe. Falta emprego, o trânsito e os transportes não funcionam, além da falta de lazer. O clima fica entre chuvas que duram até um mês ininterrupto, e calor insuportável sem vento algum. No Rio, bem ou mal existem bons lugares para se morar por menos de 800 mil reais. Aqui temos morros ( que parecem favelas da capital, porém com tráfico de drogas menos organizado )e é onde a maior parte da população mora, enquanto no Rio, onde há cerca de 6 milhões de habitantes, 1/6 vive em comunidades carentes. Por fim, não confundam Petrópolis com Itaipava ( distrito rico e mesmo assim cheio de favelas ).

    ResponderExcluir
  4. Onde seria um bom lugar para morar em Petropolis.

    ResponderExcluir
  5. Prezado, gostei do seu texto. Esse mês estou mudando de Sorocaba para Petrópolis, fruto de uma transferência da minha instituição. A princípio, havia optado em morar na cidade do RJ, mas a violência, o custo de vida elevado e a sensação de terra sem lei que o Rio passa, me fez mudar o foco e optar por Petrópolis, principalmente depois de ler seus textos e ver as diversas fotos. Todavia, me preocupo bastante com o problema da época de chuvas. Sendo assim, consulto-te a possibilidade de indicar um bairro que eu possa morar com minha família sem me preocupar muito com isso. Obrigado pela atenção e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quitandinha ñ por favor! Tenho casa lá e já presenciei mtas tragédias no verão por conta das chuvas é mt triste! Vai mais pra baixo, tipo Nogueira, Correas Itaipava, vai indo q é mais quente e tem o msm ritmo de cima, bjuss e boa sorte!

      Excluir
    2. Itamarati es um bom bairro perto de comercio y ônibus

      Excluir
  6. Com excessão do Centro, qual o bairro mais movimentado?

    ResponderExcluir
  7. Estou de mudança para esta cidade e gostaria de saber bons bairros para morar?Tenho dois filhos pequenos.

    ResponderExcluir
  8. Estou de mudança para esta cidade e gostaria de saber bons bairros para morar?Tenho dois filhos pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valparaiso, Mosela, Duchas, Bingen, Quitandinha. São os bairros relativamente mais perto do centro e com melhor nível para morar, porém são bairros caros.

      Excluir
    2. Valparaiso, Mosela, Duchas, Bingen, Quitandinha. São os bairros relativamente mais perto do centro e com melhor nível para morar, porém são bairros caros.

      Excluir
  9. Tenho uma dúvida. Pretendo me mudar para Petrópolis, mas na verdade gostaria de ter um sítio no "interior" de Petrópolis. Qual o melhor distrito da cidade? Qualidade de vida, escolas públicas, saúde, enfim, todas as variáveis que impactam na vida das pessoas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os distritos são bem longe do centro, temos Pedro do Rio e Posse e Araras (regioes de sitios) porém tambem temos Rocio, Fazenda Inglesa, Morin e Moinho Preto ( há bastante sitios ). O distrito com melhor opçao creio que seja araras mas levando em conta que não é barato e é bem longe do centro.

      Excluir
    2. Os distritos são bem longe do centro, temos Pedro do Rio e Posse e Araras (regioes de sitios) porém tambem temos Rocio, Fazenda Inglesa, Morin e Moinho Preto ( há bastante sitios ). O distrito com melhor opçao creio que seja araras mas levando em conta que não é barato e é bem longe do centro.

      Excluir
  10. Fiz uma rápida visita em Petropolis e me encantei pela cidade, gostaria de saber se eu teria dificuldades para me empregar e morar com minha família.

    ResponderExcluir
  11. Em total acordo com o texto, também considero Petrópolis uma cidade extremamente segura, mesmo estando muito próxima do Rio e mais ainda da baixada. Moro em Nogueira há 3 anos e vivo muito tranquilo, salvo pela distancia do centro que me faz ter um gasto com combustível muito elevado( resido na parte alta de Nogueira). O silencio e a tranquilidade geral não tem preço, todavia, conforme o autor bem colocou, falta aos administradores mais zelo e cuidado com a cidade, pois é flagrante o desleixo com questões elementares(que não veríamos numa cidade equivalente do Sul do País, por exemplo).A cidade e adjacências se ressentem de políticas públicas que realmente valorizem o maior dom consignado pela cidade: O TURISMO. Como uma das cidades mais emblemáticas da História Brasileira pode ser tão suja e com tantas vias em estado precário e sem iluminação eficiente? Certos mimos paisagísticos fariam bem , mimos que vemos na cultura urbana do Sul do Brasil, que compartilha elementos em comum com as origens de PETRÓPOLIS. Quando transitamos pela União e Industria e observamos sem atenção o cenário desenhado aos nossos olhos, ficamos entristecidos frente a tanto crescimento desordenado nas montanhas e encostas. Petrópolis carece de verdadeiros administradores, de pessoas com visão e que não sejam dinheiristas, posto que certos cuidados básicos não dependem de recursos extras para serem honrados!

    ResponderExcluir
  12. Estou pensando em me mudar para Petrópolis e gostaria de saber como anda a situação empregatícia da cidade. Alguma dica para residências entre outras coisas

    ResponderExcluir