Publicado em 23/12/2010
A Consumer Electonics Show (CES) acontece em Las Vegas todo início de ano e aponta as principais tendências em tecnologia. Na versão 2011, que será na primeira semana de janeiro, há nove apostas principais, dizem os analistas da área:
1) TV em rede - a conexão da televisão com a internet, via streaming de vídeo, e serviços como Netflix estarão em alta, além da Apple TV e afins. Não esqueçamos os consoles de games, que também servem para fazer streaming e são muito usados para isso.
2) Tablets - O iPad ainda é o campeão do setor, mas o Android corre atrás, com o Galaxy Tab da Samsung e o Dell Streak. Espera-se que a RIM (Blackberry) anuncie seu PlayBook no CES, embora ainda não haja nenhum comunicado oficial a respeito. O Windows, por outro lado, aparece em opções como o Slate, da HP, e o ViewPad, da ViewSonic.
3) Acessórios para iPad, iPod Touch e iPhone - A iLounge, área da feira destinada a tudo que é "i", dobrou de tamanho para sua versão 2011. Ou seja, vai ferver com as novidades para os indefectíveis gadgets da turma de Steve Jobs. E isso tudo sem falar sobre o iPad 2, que deve chegar em fevereiro.
4) Smartphones - O principal burburinho é em torno do possível lançamento do Nexus S com Android 2.4 (Gingerbread), mas esperam-se novidades também de Motorola, Nokia, Sony Ericsson e LG, além de novos aplicativos para cada um dos sistemas operacionais móveis - iOs, Blackberry, Android, Symbian e Windows Phone.
5) Eletroeletrônicos inteligentes - Nesta área, espera-se de tudo. Exemplos: máquinas de lavar conectadas a um grid que começam seu ciclo ao detectarem ociosidade na rede; geladeiras que encomendam produtos automaticamente assim que eles acabam; e por aí vai. Entram aí também relógicos com Bluetooth, ou conectados com aplicativos de celulares e tablets para um sem-número de funções.
6) Carros techie - A parte veicular da feira promete gadgets para segurança na direção, navegação cada vez mais precisa, conexão Bluetooth com celulares e tocadores de música, etc. A Ford e a Audi terão keynotes no evento.
7) Entretenimento - A agitação aqui é toda em torno da convergência das chamadas "três telas" - a do celular, a do computador/notebook/tablet e a da TV. Até a Cineplex, dona de cinemas, já tem seu serviço de filmes online. A Netflix terá um keynote na feira, e os grandes estúdios hollywoodianos também, como Sony, Universal e afins.
8) TV 3D - Uma tecnologia recente, que ainda precisa de padronização; mas espera-se, por exemplo, óculos 3D que funcionem com qualquer marca de televisor, e TVs 3D mais baratas. Veremos mais games tridimensionais, assim como filmes e computadores preparados para a tecnologia.
9) Tudo conectado - Ninguém mais quer aparelhos sem possibilidade acesso à internet hoje em dia: por isso, os gadgets conectados devem chover na festa, seja via streaming (Apple TV e o sistema Sonos, por exemplo), e estarão em alta as tecnologias sem fio, como WiFi, Bluetooth e que tais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário