terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ambev perde mercado pelo terceiro mês seguido...

Ambev perde mercado pelo terceiro mês seguido
Para a corretora Ativa, o avanço dos concorrentes da empresa é "marginalmente negativo"

16.02.2009 13h42

Portal EXAME -
A Ambev, maior cervejaria da América Latina, perdeu 0,2 pontos de participação no mercado brasileiro de cerveja em janeiro. Agora a empresa é responsável por 67% das vendas do setor, segundo dados da Nielsen. De acordo com a corretora Ativa, o dado é "marginalmente negativo" porque, apesar da pequena variação, a Ambev acumula três meses seguidos de perda de mercado. No período, a empresa perdeu 0,8 ponto percentual das vendas.
A corretora lembra que essa perda é normal neste período pois é a época em que a Ambev reajusta seus preços - movimento que é seguido pelas demais empresas com alguma defasagem.
As concorrentes Schincariol e Petrópolis também fecharam em queda de 0,2 pontos e passaram a deter 13% e 9,7% de participação de mercado, respectivamente. No sentido contrário, com um aumento de 0,6 pontos de participação, a Femsa chegou a 8,2%.
O ano de 2009 não parece promissor para o setor de cervejas. Com a crise, analistas têm previsto um aumento das vendas de cerca de 1%. Além disso, a Ambev deve ser prejudicada pelo novo sistema de cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que entrou em vigor em janeiro e acabou beneficiando as cervejarias menores.


Fonte: http://portalexame.abril.com.br/negocios/ambev-perde-mercado-pelo-terceiro-mes-seguido-421809.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário