quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Banco Central reforça obrigatoriedade do IFRS para os bancos

Em nota à imprensa, órgão afirmou que os balanços consolidados deverão ser apurados já no novo padrão este ano.
Embora as companhias de capital aberto sejam obrigadas a aderir ao padrão contábil internacional, IFRS, para as demonstrações financeiras individuais e consolidadas, os bancos deverão incorporar as novas regras apenas para os balanços consolidados. O esclarecimento foi feito pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários na última sexta-feira (22).


“Permanece inalterada a estratégia do Banco Central de incorporação, de forma gradual, das normas internacionais ao arcabouço regulamentar a ser observado na preparação das demonstrações contábeis individuais”, afirmou o órgão em nota oficial.


De acordo com o BC, as normas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis já recepcionados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) – CPC 1, CPC 3, CPC 5 e CPC 25 – devem ser observados pelos bancos na elaboração de suas demonstrações contábeis.


“Eventual alteração da norma em vigor ainda não foi discutida no âmbito do Banco Central e depende de uma série de fatores, inclusive de discussões que estão sendo levadas a cabo no âmbito de importantes fóruns internacionais, como o Comitê de Basileia”, disse.


A legislação atual não faz qualquer referência específica ao processo de convergência contábil de bancos. As instituições financeiras podem ter critérios contábeis diferenciados, uma vez que a legislação atual prevê que eles serão estabelecidos pelo CMN”, complementou.


por FinancialWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário