terça-feira, 20 de outubro de 2009

Poderia um computador interpretar sentimentos?


Enviado por Christian Aranha e Daniel Chada - 20.10.2009 2h31m

As suposições de Andrew Stanton, criador do robô sentimental Wall-E, estão se tornando realidade. Um novo tipo de inteligência artificial está minerando a internet atrás exatamente de expressões de sentimentos. Os responsáveis são cientistas da computação que estão "ensinando" os computadores para a compreensão tão bem quanto os próprios humanos.
A tecnologia se chama sentiment analysis (análise de sentimentos em português) e promete compreender o conteúdo emocional daquilo que foi escrito. A análise busca capturar a subjetividade inerente aos autores na hora de escrever, por exemplo, uma notícia, seja na escolha dos fatos que relata ou em suas opiniões expressas no texto. O objetivo é transformar o texto em números interpretáveis, julgando o que é dito como positivo ou negativo.
Uma abordagem intuitiva seria atribuir à frase como positiva quando ocorrer a palavra “odeio” e negativa quando ocorrer “adoro”, mas capturar a complexidade da comunicação escrita requer muito mais que identificar palavras boas e ruins.
Fatores culturais, contextuais e nuances lingüísticas tornam difícil e até controverso, julgar uma passagem como positiva ou negativa. Por exemplo, “irado”, no popular, provavelmente indica um sentimento positivo, mas em outros contextos poderia indicar um sentimento bastante negativo. Outro exemplo, “Ganhar um troféu” em geral seria positivo, mas “ganhar o troféu de pior técnico do Brasil” com certeza não. Sendo assim, nenhum algoritmo pode se vangloriar de estar sempre certo.
Empresas como Scout Labs, Jodange, NStein e a Cortex Intelligence estão associadas a centros de pesquisa avançados nessa área para obter um acerto cada vez maior. “Nosso algoritmo está certo por volta de 70 a 80 por cento do tempo” diz Margaret Francis da Scout Labs, o sistema ainda permite que o usuário reclassifique um resultado errado, para que o algoritmo aprenda com seus erros.
Em geral a classificação é feita no nível do documento, ou seja, a contabilidade dos sentimentos das palavras no texto vão somar um valor final para o texto dizendo se ele é positivo ou negativo. A Cortex Intelligence, empresa brasileira que oferece serviços de análise de sentimento para o português, vai mais fundo: “extraímos informação sintática e semântica de cada frase para julgar o sentimento no nível da entidade” diz Christian Aranha, Diretor da empresa.
Para explorar o sentimento no nível da entidade é necessário identificar quem é o sujeito, o verbo e o objeto, reconhecer operadores de negação, intensificação e inversão de sentimento de cada frase. Uma boa revisão técnica pode ser encontrada no livro Opinion Mining and Sentiment Analysis, uma das primeiras publicações acadêmicas da área e ainda conta com Bo Pang, pesquisadora da Yahoo e co-autora do livro.
Na Internet, fenômenos como o Twitter fazem da web um grande “termômetro” de mercado. Para muitas empresas, este termômetro de milhões de opiniões pode significar o sucesso ou fracasso de um produto; e os altos executivos e CEOs estão reconhecendo a web como uma rica fonte de inteligência de mercado.
As emergentes tecnologias de análise de sentimento prometem não só ajudar empresas a melhorar seus produtos e serviços mas também podem mudar a forma com que se busca informação online. O jornal americano Financial Times recentemente introduziu um programa experimental que julga sentimentos sobre tópicos de negócios em notícias junto com um mecanismo que permite filtrar a busca por tópico, organização, pessoa, lugar e tema. Ferramentas deste cunho podem ajudar companhias a identificar o efeito de características de seus produtos na percepção dos consumidores, permitindo que respondam com campanhas de marketing mais focadas.

FONTE: O GLOBO, blog Mundo Inteligente

Um comentário:

  1. Oi Alessandro

    tem mais gente mexendo profissionalmente com isso no Brasil do que parece ;-)

    http://blog.vettalabs.com/2009/10/26/mineracao-de-opiniao/

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