Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulga ranking com as carreiras com maiores chances de crescimento nos próximos oito anos
Talita Abrantes, de EXAME.com
São Paulo - Como será o mercado de trabalho em 2018? Com base em projeções econômicas e sociais, o Departamento de Trabalho Americano respondeu a essa pergunta e projetou as 30 profissões que devem ter maior crescimento nos próximos oito anos.
De acordo com a pesquisa, as carreiras da área de saúde são as mais promissoras nesse sentido. Das 30 profissões com maiores chances de desenvolvimento do mercado de trabalho, 20 são ligadas ao setor.
Exemplo disso é a área de engenharia biomédica. Puxada pelo envelhecimento da população, a carreira lidera o ranking das profissões mais promissoras. Estima-se que, no período de 2008 a 2018, esse mercado cresça em até 72%.
A área de tecnologia da informação vem logo em seguida. De acordo com a projeção, cargos de análise de sistemas devem aumentar em 53 %. A pesquisa prevê também um crescimento do mercado para bioquimícos e profissionais de educação física.A previsão de crescimento do mercado de trabalho americano para o período é de 10,1%.
No Brasil, a expectativa é de que até o fim do ano sejam criados 2,5 milhões de empregos. Engenheiros e profissionais de tecnologia de informação integram a lista de profissões onde há mais carência de pessoal qualificado. A previsão é de que as profissões ligadas ao pré-sal estejam em alta nos próximos anos.
Confira a lista das profissões que mais devem crescer nos próximos anos no mercado de trabalho americano
1. Engenheiros Biomédicos
O envelhecimento da população somado à crescente demanda por serviços médicos deve aumentar a procura por tecnologia ligada a saúde. Nesse cenário, os engenheiros biomédicos entrarão em ação para desenvolver soluções para a área. De acordo com a pesquisa do governo americano, o mercado no setor deve crescer 72% até 2018.
2. Analistas de sistemas
A tendência de crescimento do mercado de profissionais capazes de projetar as redes e sistemas de informação das empresas deve continuar nos próximos anos. De acordo com a projeção, os analistas de sistemas terão 53% mais oportunidades de emprego em 2018 do que em 2008.
3. Serviços de cuidados com a saúde em casa
O envelhecimento da população também será crucial para o crescimento da demanda por pessoas especializadas em cuidados rotineiros da saúde. Os postos de trabalho atrairão tanto profissionais com nível superior, como enfermeiros, quanto de nível médio e técnico, como acompanhantes. O mercado no setor deve crescer 50% nos próximos anos.
4. Profissionais de home care
Outra área que será impulsionada pelo crescimento do número de idosos é a de profissionais de saúde habilitados para fazer atendimento em casa. De acordo com a pesquisa, a procura por essas pessoas deve aumentar em 46%.
5. Analistas financeiros
Seguindo uma tendência mundial de crescimento do mercado de finanças, analistas de investimentos devem encontrar em 2018 um cenário profissional 41,2% maior do que em 2008.
6. Cientistas da área de saúde
A indústria farmacêutica e de biotecnologia puxará a procura por pesquisadores nas áreas de saúde. O crescimento do mercado será de 40,4%. Epidemiologistas não foram listados.
7. Residentes
A procura por médicos recém-formados para abastecer as equipes de residência dos hospitais também estará em franca ascensão nos próximos anos. O crescimento do setor será de 39%.
8. Profissionais ligados ao tratamento da pele
Os esteticistas serão os principais beneficiados pelo crescimento do mercado de cuidados com a pele. Mas, dermatologistas e outras carreiras ligadas ao setor também devem aproveitar de mais oportunidades de emprego. A previsão é de que haja um aumento de 38% na área.
9. Bioquímicos e biofísicos
As oportunidades para os pesquisadores de bioquímica e biofísica devem crescer 23% nos próximos anos. Indústria da biotecnologia será principal recrutadora.
10. Treinadores
O mercado para profissionais formados em educação física estará aquecido em 2018, de acordo com a previsão. A procura será alta em empresas e instituições da área de educação. O índice de crescimento deve ser de 37%.
A pesquisa completa pode ser conferida no site do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (http://www.bls.gov/oco/).
Em: 27/05/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário