segunda-feira, 31 de maio de 2010

As profissões mais promissoras em 2018 nos EUA

Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulga ranking com as carreiras com maiores chances de crescimento nos próximos oito anos

Talita Abrantes, de EXAME.com

São Paulo - Como será o mercado de trabalho em 2018? Com base em projeções econômicas e sociais, o Departamento de Trabalho Americano respondeu a essa pergunta e projetou as 30 profissões que devem ter maior crescimento nos próximos oito anos.

De acordo com a pesquisa, as carreiras da área de saúde são as mais promissoras nesse sentido. Das 30 profissões com maiores chances de desenvolvimento do mercado de trabalho, 20 são ligadas ao setor.

Exemplo disso é a área de engenharia biomédica. Puxada pelo envelhecimento da população, a carreira lidera o ranking das profissões mais promissoras. Estima-se que, no período de 2008 a 2018, esse mercado cresça em até 72%.

A área de tecnologia da informação vem logo em seguida. De acordo com a projeção, cargos de análise de sistemas devem aumentar em 53 %. A pesquisa prevê também um crescimento do mercado para bioquimícos e profissionais de educação física.A previsão de crescimento do mercado de trabalho americano para o período é de 10,1%.

No Brasil, a expectativa é de que até o fim do ano sejam criados 2,5 milhões de empregos. Engenheiros e profissionais de tecnologia de informação integram a lista de profissões onde há mais carência de pessoal qualificado. A previsão é de que as profissões ligadas ao pré-sal estejam em alta nos próximos anos.



Confira a lista das profissões que mais devem crescer nos próximos anos no mercado de trabalho americano


1. Engenheiros Biomédicos

O envelhecimento da população somado à crescente demanda por serviços médicos deve aumentar a procura por tecnologia ligada a saúde. Nesse cenário, os engenheiros biomédicos entrarão em ação para desenvolver soluções para a área. De acordo com a pesquisa do governo americano, o mercado no setor deve crescer 72% até 2018.

2. Analistas de sistemas

A tendência de crescimento do mercado de profissionais capazes de projetar as redes e sistemas de informação das empresas deve continuar nos próximos anos. De acordo com a projeção, os analistas de sistemas terão 53% mais oportunidades de emprego em 2018 do que em 2008.

3. Serviços de cuidados com a saúde em casa

O envelhecimento da população também será crucial para o crescimento da demanda por pessoas especializadas em cuidados rotineiros da saúde. Os postos de trabalho atrairão tanto profissionais com nível superior, como enfermeiros, quanto de nível médio e técnico, como acompanhantes. O mercado no setor deve crescer 50% nos próximos anos.

4. Profissionais de home care

Outra área que será impulsionada pelo crescimento do número de idosos é a de profissionais de saúde habilitados para fazer atendimento em casa. De acordo com a pesquisa, a procura por essas pessoas deve aumentar em 46%.

5. Analistas financeiros

Seguindo uma tendência mundial de crescimento do mercado de finanças, analistas de investimentos devem encontrar em 2018 um cenário profissional 41,2% maior do que em 2008.

6. Cientistas da área de saúde

A indústria farmacêutica e de biotecnologia puxará a procura por pesquisadores nas áreas de saúde. O crescimento do mercado será de 40,4%. Epidemiologistas não foram listados.

7. Residentes

A procura por médicos recém-formados para abastecer as equipes de residência dos hospitais também estará em franca ascensão nos próximos anos. O crescimento do setor será de 39%.

8. Profissionais ligados ao tratamento da pele

Os esteticistas serão os principais beneficiados pelo crescimento do mercado de cuidados com a pele. Mas, dermatologistas e outras carreiras ligadas ao setor também devem aproveitar de mais oportunidades de emprego. A previsão é de que haja um aumento de 38% na área.

9. Bioquímicos e biofísicos

As oportunidades para os pesquisadores de bioquímica e biofísica devem crescer 23% nos próximos anos. Indústria da biotecnologia será principal recrutadora.

10. Treinadores

O mercado para profissionais formados em educação física estará aquecido em 2018, de acordo com a previsão. A procura será alta em empresas e instituições da área de educação. O índice de crescimento deve ser de 37%.


A pesquisa completa pode ser conferida no site do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (http://www.bls.gov/oco/).

Em: 27/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário