quinta-feira, 27 de maio de 2010

Simpósio 2010 - XXVI Simpósio de gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD

Apresentação

21 a 23 de novembro de 2010

Local: Vitória / ES

O Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica 2010 constitui evento da Divisão Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação/GCT da ANPAD.

O Simpósio 2010 abre a oportunidade para que os acadêmicos da área possam divulgar e debater artigos de forma mais específica. Os formatos de apresentação deverão privilegiar o debate aprofundado dos artigos e uma maior interação entre os participantes. Os artigos com melhores avaliações receberão fast track para publicação em periódicos com classificação maior ou igual Qualis B2.

Datas
18/05/2010 – Abertura do endereço para receber as submissões
8/07/2010 – Data limite para submissão de trabalhos
05/10/2010 – Divulgação dos resultados
25/10/2010 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados
04/11/2010 – Divulgação da programação na Internet
21/11/2010 – Credenciamento e início do evento

Temas de Interesse

Os trabalhos submetidos deverão, necessariamente, ser enquadrados em um dos temas relacionados a seguir. Quando o enquadramento for diferente deverá ser utilizada a classificação "Tema Livre", reservada para os temas próprios da Divisão, que não foram destacados entre os listados.

Tema 1: Estudos de Setoriais de Inovação

Líder: Eduardo Raupp de Vargas - PPGA/UnB

Sistemas setoriais de inovação: ambiência, atores e marcos regulatórios. Novos paradigmas e processos evolucionários. Gestão do conhecimento e aprendizagem. Novas tecnologias e organização de cadeias produtivas. Inovação e abordagens de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Papel da TIC na gestão de convergência de novos produtos e processos. Inovação e novas formas de organização industrial. Impactos da inovação em tecnologia na gestão de projetos e processos. Inovação, disseminação e transferência do conhecimento setorial.


Tema 2: Inovação e Empreendedorismo

Líder: Tales Andreassi - FGV/EAESP

Inovação e atividade empresarial empreendedora. Empreendedorismo em diferentes tipos de organizações. Empreendedorismo em organizações não governamentais, nos negócios e na área pública. Função social do empreendedorismo. Comportamento empreendedor: vocação, liderança e aprendizagem. Potencial empreendedor e capacidade de inovação. Empreendedorismo e geração de empregos. Redes locais e empreendedorismo. Criação e gestão de empresas de base tecnológica. Micro e pequenas empresas e empreendedorismo. Políticas de apoio ao empreendedorismo. Novos negócios e intraempreendedorismo. Ecoempreendedorismo.

Tema 3: Inovação e Redes

Líder: Walter Bataglia - PPGA/Mackenzie

Redes e relacionamentos intra e interorganizacionais e inovação. Inovação em aglomerações territoriais. Aprendizagem, conhecimento (inclusive sua transferência) e tecnologia em redes. Inovação, instituições e regulação de suporte setorial. Políticas e governança voltadas à gestão de redes de inovação. Arranjos produtivos locais e parques tecnológicos. Cooperação virtual, aprendizado e inovação. Redes de inovação sustentáveis. Abordagens da inovação aberta (inclusive em redes) e colaborativa. Negócios e inovação aberta. Cocriação de valores por compradores, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders. Terceirização em massa (crowdsourcing) e aprendizagem. Inovação e diminuição de custos e riscos aos processos empresariais (inclusive de transação). Incorporações e aquisições de produtos e processos inovadores.

Tema 4: Inovação Organizacional e de Negócios

Líder: Hilka Pelizza Vier Machado - PPA/UEL/UEM

Inovação em estruturas, funções e arranjos organizacionais. Inovação e modelos de negócio. Aprendizagem organizacional, inovação e novos negócios. Políticas e estratégicas de apoio à inovação organizacional e de negócios. Inovações nas relações do trabalho internas e externas às organizações. Desenvolvimento inovador e as relações institucionais – legais, culturais e de poder. Micro e pequenas empresas inovadoras de elevado crescimento. Dinâmicas de empresas inovadoras: start-ups, spin-offs, spillovers. Políticas e estratégias de promoção à inovação em micro e pequenas empresas.


Tema 5: Paradigmas Tecnológicos e Cultura

Líder: Fernando Gomes de Paiva Junior - PROPAD/UFPE

Novos paradigmas tecnológicos e cultura. Mudança tecnológica e rupturas culturais. Gestão em ambiente de diversidade cultural. Cultura e negócios globais. Inovação e a produção de cultura. Inovação, globalização cultural e o nexus global-local. A inovação como articulação entre produção e consumo. Práticas inovadoras de gestão e manifestações culturais, políticas e sociais. Inovação, representação, significado e linguagem. A repercussão das culturas nacional e organizacional sobre as práticas inovadoras de gestão.

Tema 6: Inovação, Tecnologia e Competitividade

Líder: Paulo Tromboni de Souza Nascimento - PPGA/FEA/USP

Planejamento e gestão da inovação e competitividade. Inteligência competitiva e inovação. Inovação, internacionalização, produtividade e competitividade. Dimensões estratégicas da inovação: tecnologia, organizações e mercado. Processo de inovação e novos mercados nacionais e internacionais. Cooperação e desenvolvimento tecnológico. Gestão da inovação e ambiente institucional. Indicadores de inovação e competitividade. Gestão de empresas de base tecnológica e competitividade.

Tema 7: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia

Líder: Luiz Paulo Bignetti - PPGAdm/UNISINOS

Sistemas nacionais e regionais de inovação. Relações governo-universidade-empresa. Gestão de ambientes de inovação: prospecção tecnológica, incubadoras, centros de pesquisa e desenvolvimento. Marcos regulatórios do desenvolvimento científico e tecnológico: proteção ao conhecimento, patentes, licenciamentos e transferências. Financiamento da inovação e venture capital. Impactos de políticas de ciência e tecnologia. Indução, adoção e difusão de inovações. Avaliação de desempenho de instituições vinculadas aos sistemas de ciência e tecnologia. Interação entre políticas públicas e de inovação.


Tema 8: Inovação e Gestão de Projetos

Líder: Emerson Antonio Maccari - PPGA/UNINOVE

Métodos e técnicas de gerenciamento de projetos de inovação. Avaliação do impacto social e competitivo de projetos inovadores. Condicionantes institucionais e de sustentabilidade para projetos inovadores. Análise de risco, escopo e de retorno de projetos de inovação. Tecnologias inovadoras em gestão de projetos. O gerenciamento de projetos como ferramenta de inovação. Gerenciamento de projetos de base tecnológica e sustentabilidade. Gerenciamento de recursos humanos em projetos inovadores.

Tema 9: Inovação e Sustentabilidade

Líder: Eugenio Avila Pedrozo - PPGA/EA/UFRGS

Inovação em produtos, processos e serviços sustentáveis. Desenvolvimento sustentável e inovação. Inovação e as dimensões da sustentabilidade. Inovação e a relação negócios-sociedade (incluindo a articulação entre indivíduo-organização-sociedade). Inovação e sustentabilidade em arranjos produtivos (cadeias, redes, clusters, alianças). Gestão e/ou estratégia ligada à inovação e sustentabilidade. Inovação e ciclo de vida de produtos. Cooperação em inovação e sustentabilidade. Modelos de inovação e sustentabilidade. Incerteza e risco em inovação e sustentabilidade.

Tema 10: Temas Livres

Assuntos pertinentes à divisão não incluídos nos temas especificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário